NOTÍCIAS
Nos dias 18 e 19 de maio, a ASSIMPASC, com o apoio da Subsecretaria dos RPPS/SRPPS/SPREV, realizou um evento Estadual
Mais de 150 pessoas participaram do evento, de 50 RPPS de Santa Catarina de um total de 70, o IPREVI-HO esteve representado pela Diretora de Gestão Administrativa, Brunna Karla Costenaro Provenci e, pela servidora Vanessa Rech que assumirá a Diretoria de Gestão Financeira.
O evento, realizado em Balneário Camboriú, foi focado para o público interno, visando à troca de experiências, de realidades, com contúdo enriquecedor e atual, que proporcionou grande aprendizado.
Contou com uma programação com os principais temas da gestão dos RPPS e todos os temas integram o conteúdo para a prova de certificação profissional. Pró Gestão, Certificação Profissional, Resolução 4.963/21, seleção para a escolha da entidade gestora do Regime de Previdência Complementar, Avaliação Atuarial - Portaria 464/2018, Reforma da Previdência e dois painéis de investimentos.
Além disso, o chefe do atendimento da SRPPS permaneceu à disposição durante todo o evento para tirar dúvidas sobre o envio das informações pelos RPPS à SPREV.
A apresentação sobre a Reforma da Previdência, tão importante e necessária aos entes com RPPS deficitários foi abordada pelo Subsecretário dos RPPS, Allex Albert Rodrigues.
“Aqui no Estado de Santa Catarina quase todos os dirigentes, conselheiros e membros do comitê já possuem certificação profissional. Agora é uma obrigatoriedade. Para nós, não mudará muito porque já entendemos a importância da profissionalização dos RPPS, mas buscaremos a nova certificação profissional, a específica dos RPPS, a nossa certificação, essa conquista que os RPPS conquistaram e que visa à profissionalização e o aperfeiçoamento constante da gestão dos regimes próprios.”, afirma Carlos Xavier Schramm, presidente da ASSIMPASC.
“O Estado de Santa Catarina é referência Brasil em gestão de RPPS, mas temos que nos manter focados sempre na melhoria da gestão. Os desafios aparecem. Quanto mais preparados e capacitados estivermos, melhor nós estaremos para enfrentarmos. Temos que estar nos manter focados na gestão responsável, redução de despesas, aperfeiçoamento, aprendizado constantes.”, informa Cláudia Fernanda Iten, assessora jurídica da ASSIMPASC.